DIA INTERNACIONAL DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA



Este ano assinalamos a data com a elaboração de um panfleto desdobrável elucidativo da prática da escola inclusiva e do conceito da mesma. No dia em questão, todos os alunos do pré-escolar e escolas do 1º ciclo do ensino básico levaram para as suas casas o desdobrável. Com esta iniciativa pretendemos chegar junto da comunidade educativa na informação das práticas da escola inclusiva.
Será um longo caminho a percorrer mas acreditamos que estamos a cooperar para o desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais inclusiva.




DIA INTERNACIONAL DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA 
 3 de Dezembro de 2011

Hoje, dia 2 de Dezembro, na escola e jardim de Infãncia da Vinha, onde pertence a nossa sala da unidade, assinalamos mais um dia internacional da pessoa portadora de deficiência.
É claro que assinalamos a data e festejamos a alegria que temos por termos connosco os nossos meninos e meninas da unidade.
Foi um dia de atividade intensa ao nível de toda a escola que culminou numa largada de balões para alegria eufórica das crianças.
Mas, durante todo o dia decorreu uma oficina de trabalhos em que todos os alunos desenvolveram mensagens que foram presas aos balões.
Essas mensagens levavam consigo o contacto da escola e, agora, esperamos vir a receber o feedback das pessoas da comunidade que vierem a receber as mensagens.
Vamos ver as fotos:

Durante a realização da oficina de trabalhos:






E Chegaram os balões trazidos pelos elementos da Comissão de Pais!



Finalmente realizou-se alargada de Balões com a participação de muitos pais!


DIA INTERNACIONAL DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA
3 de Dezembro de 2010

No ano lectivo de 2010/2011 assinalamos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com especial incidência na iniciativa desenvolvida na EB1 da Escola da Vinha onde se encontra a sala da Unidade de Apoio à Multideficiência.
Iniciamos uma sensibilização para o conhecimento e implementação da "Escola Inclusiva".
Em sede de uma Assembleia de escola dos alunos do Jardim de Infância e escola básica da Vinha, apresentamos a temática; falamos do objectivo da sala da unidade; dos valores de vivermos em inclusão; culminando na aprovação de uma Moção sobre a Escola Inclusiva.
Foi uma Actividade maravilhosa que teve uma adesão fantastica por parte dos alunos e que se reflectiu durante todo o ano nas suas atitudes e vivências escolares.

Mas mais do que palavras as fotos valem por si:




Pena é que os alunos da Unidade de Apoio à Multideficiência para acederem ao espaço nobre da Biblioteca, onde têm lugar as multiplas e importantes actividades da escola - tenham que ser levados ao colo pelos adultos. 
Mas acreditamos sempre na solução dos problemas e para isso trabalhamos!